terça-feira, 18 de novembro de 2014

17 de novembro 1878: nascia a física Lise Meitner, descobridora da fissão nuclear

Em 17 de novembro 1878 nascia a física Lise Meitner, descobridora da fissão nuclear.

Austríaca, trabalhou com o químico Otto Hahn durante trinta anos, dirigindo um departamento do Instituto Kaiser Wilhelm em Berlim.  Colaboraram no estudo da radioatividade e em 1918 descobriram o elemento protactínio.

Lise descobriu a transição não radioativa em 1923, que hoje é conhecida por efeito Auger, sobrenome de um cientista francês que descobriu a transição dois anos depois.

Em 1938, teve de deixar a  Áustria e trabalhar com recursos limitados, já que sofria com o preconceito contra mulheres na ciência.


Blog Heroicas: Lise Meitner, descobridora da fissão nuclear


Em fevereiro de 1939, Lise Meitner publicou  a explicação física sobre o processo que chamou de fissão nuclear na Revista Nature e reconheceu o potencial explosivo desse processo.  Os resultados foram confirmados em todo o mundo e a descoberta fez com que cientistas tentassem convencer Albert Einstein a escrever uma carta ao presidente norte-americano Roosevelt falando sobre os perigos do Projeto Manhattan.

Mais uma vez a velha história: enquanto Hahn recebeu o Nobel de Química em 1944, Lise Meitner não receber menção alguma do comitê. Hahn, (safadésimo), não admitiu a participação de Meitner, pelo contrário: afirmou ser o responsável pela descoberta utilizando seu conhecimento de química (grrr!). Alguns ajudantes de Lisa tentaram ajudá-la a ser reconhecida pelos seus méritos, mas não conseguiram.

Em 1966, o Instituto Nobel retificou o prêmio, concedendo-o a Meitner, Hahn e Straßmann. Nunca reconheceram realmente o erro que cometeram.

Lise foi eleita a "Mulher do Ano" pelo National Women’s Press Club (EUA) em 1946 e em 1949 recebeu a medalha Max Planck da Sociedade Alemã de Físicos.

O elemento "meitnério" (Mt) foi nomeado em sua homenagem. Lise é consderada pr muitos a "mulher mais importante na ciência do século XX".

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lise_Meitner

Nenhum comentário:

Postar um comentário